Pequenos Livros: Lino

“Os dois rodopiaram de mãos dadas

Até ficarem tontos de se deixar

Cair no chão de tanto rir”

DSCN1304 foto

Quando a sua “melhor pessoa” some, o que fazer? Lino, um porquinho de pelúcia teve de lidar com essa situação. Sentiu que iria desaparecer. Porém, encontrou Estrela e tudo mudou!

Lino teve sua primeira edição em 2010 e foi um dos grandes sucessos de seu autor e ilustrador André Neves. André já lançou mais de 50 obras e é um artista brasileiro renomado e premiado no campo das ilustrações.

Com a palavra, o próprio autor/ilustrador:

(Projeto “Encontro com autores” da Callis Editora)

(Entrevista para a revista Crescer)

Você poder conhecer mais sobre o autor entrando em seu blog oficial , no facebook  ou em inúmeras entrevistas que ele já deu como aqui  ou aqui .

Amo quando percebo a qualidade com que foi feita cada página. As ilustrações de André Neves são incomparáveis, as cores e os sentimentos que elas expressão invadem o mundo externo ao livro. O gráfico das letras combina com a ilustração e há uma brincadeira/intencionalidade com o tamanho de algumas palavras.

No Brasil, o livro foi publicado pela editora Callis

lino5

~~//~~

ATENÇÃO: A partir daqui pode conter spoiler do livro

Mais um livro em que  como tema a morte/sumiço de um personagem. Porém, diferentemente do meu post anterior do livro Vó Nana, não há uma despedida. De um dia para outro Lua desaparece da vida de lino. Alguma semelhança com a nossa realidade?

lino3

Já li várias vezes o livro e, apesar dessa temática, o que mais me chama a atenção é a relação da criança com o brinquedo. Da Estrela com o Lino. Gosto de observar as ilustrações em que os dois estão juntos.

O quanto nos doamos e precisamos destes objetos. Quem nunca teve seu brinquedo/objeto  preferido? Algumas pessoas guardam até hoje!

lino1

Eu tive meu ursinho de pelúcia. Andava sempre com ele e não me recordo da nossa separação. Ele sempre me protegeu enquanto estive fora de casa, até mesmo nos momentos em que tive medo do escuro. Parece-me que ao brincar/estar com ele, preparava-me para tudo o que poderia acontecer

Sentia-me acolhido por ele (pelo o que  o velho ursinho significava para mim).  Esses objetos (pode até mesmo ser uma madeirinha, paninho, ursinho) são muito importantes para as crianças em  seu desenvolvimento, criatividade, espontâneidade, entre outros.

lino2

O que seria de mim se meu ursinho não estivesse lá (e olha que ele não era tão forte assim)?

Aposto que você tinha algo da sua casa que sempre levava para a escola, quando você era pequenininho/a!

O brinquedo de Lino, que o ajudou a “superar” a perda da Lua, foi a menina Estrela? Quem é o brinquedo no enredo do livro?

lino4

~~//~~

Pergunta do dia: Você se lembra do seu brinquedo favorito?

Campanha por um blog sem erros!

Deixe um comentário

