Pequenos Livros: Vó Nana

“– Tenho muito o que fazer hoje – ela disse. – Tenho de estar preparada.

 – Preparada para quê? – Perguntou Neta.

Vó Nana não respondeu. Nem precisava. Neta já sabia a resposta e isso fez com que ela sentisse um enorme vontade de chorar.”

IMG_1960

           Quando você percebe que há algo de errado com uma pessoa muito especial para você, o que você faz? Vó Nana e sua netinha sempre fizeram tudo juntas, mas, um dia a vó não apareceu para o café da manhã e tudo mudou.

nana1

Vó Nana foi publicado originalmente na Austrália, em 1995, com o título Old Pig. Este livro é um dos favoritos da autora, devido às brilhantes ilustrações de Ron Brooks que soube dar toda a sensibilidade que a história necessitava.

Margaret Wild , a autora, já escreveu mais de 40 livros e já ganhou inúmeros prêmios. Sua primeira publicação foi em 1984. Para saber mais sobre a autora você pode clicar aqui

Ron Brooks, o ilustrador, ilustra livros infantis há mais de 40 anos, também já ganhou inúmeros prêmios, inclusive com Vó Nana. É conhecido por “levar” a literatura infantil australiana para o mundo.

Emocionei-me muito com este livro e ele se tornou um dos meus preferidos. As letras do livro , a história e as ilustrações são harmônicos e criam um ar de carinho, amor e despedida.

nana4

No Brasil, foi publicado pela Brinque-Book com tradução de Gilda de Aquino

 ~~//~~

ATENÇÃO: A partir daqui pode conter spoiler do livro

É inevitável , ao ler o livro, pensar no que eu faria se eu descobrisse que alguém que amo está morrendo. Aliás, são poucos os livros infantis que abordam esta temática que considero muito importante.

O lidar com a morte é difícil e perceber como a neta vai observando, aprendendo e tendo os últimos momentos com sua vó dói meu coração. Dói, porque eu não tive essa oportunidade com algumas pessoas da minha família. Conversar sobre a vida.

nana3

É como se a pessoa sumisse do mundo e não tive a oportunidade de me despedir em vida. Acho que toda perda exige um luto. Quantas pessoas já passaram por minha vida e eu nem ao menos sei os sonhos delas? É incrível como tudo está passando tão depressa que vai deixando um borrão em várias partes do meu passado. Alguém já se sentiu assim?  Como me disse a Flávia uma vez: O que ficou das pessoas que você conheceu se as lembranças delas são borrões?

nana2

 ~~//~~

Pergunta do dia: A temática morte o/a assusta?

Campanha por um blog sem erros!

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. fbianquini
    mar 31, 2013 @ 14:16:11

    As lembranças que só estão nítidas na fotografia…

    Responder

  2. Fabíola
    abr 03, 2013 @ 23:18:40

    Adorei esta sugestão de leitura e o blog em si,parabéns!!!Aproveito para fazer um convite: venha conhecer meu blog de incentivo á leitura http://www.passarinhosnosotao.blogspot.com.br

    Responder

Deixe um comentário

