Pequenos Livros: O Rei Que Queria Mudar o Mundo

Uma profecia que anunciava a chegada de um rei que mudaria o mundo.  Com o desejo de ser este rei, Simon sai de sua casa para conhecer o mundo e saber como mudá-lo. Conseguirá o jovem sonhador descobrir o que procurá?

IMG_1961

Este é um livro muito belo, com um bom acabamento de capa dura.  As ilustrações delicadas e simbólicas dão um tom de aventura e esperança à história. As letras do livro são pequenas e alguns parágrafos e frases do texto ficam maiores e ganham mais destaque.

IMG_1958

No Brasil, este livro foi lançado pela Ciranda Cultural , com tradução de Silvio Antunha. Original da França, não consegui encontrar detalhes sobre a autora, mas, quem se aventura no Francês, pode conhecer um pouco mais da ilustradora aqui.

~~//~~

ATENÇÃO: A partir daqui pode conter spoiler do livro

Toda vez que eu leio este livro, coloco-me a pensar nos significados que podem estar escondidos. Assim como o texto, a ilustração me dá a impressão de um enredo com inúmeras dobras interpretativas. É como se eu tivesse que deixar o livro na minha imaginação para que eu pudesse sonhar os significados possíveis do que me foi passado.

IMG_1900

Ora, quem nunca quis descobrir um pouco do mundo e de si mesmo? Quem nunca teve um momento em que olhasse para além da janela e se perguntasse se há um grande segredo?

O nome Simon, protagonista da história,  é uma variação de Simão e tem como significado: aquele que ouve. As vezes, confesso, ouvir as árvores quando são balançadas pelo vento esperando que algum segredo seja revelado a mim para que eu pudesse sair em uma grande aventura.

Simon desejou virar o rei profetizado, esquecido pelos homens, para que pudesse acabar com a maldade que seu pai contava que existia no mundo. Ele conheceu um pássaro que lhe disse que poderia ensinar a mudar o mundo, porém, o pássaro voou para o sul e nunca mais voltou. Assim, o jovem que queria ser rei, saiu em busca do pássaro e das respostas que procurava.

Eu também busco um pássaro. Talvez não seja um só e sim vários.  As vezes tenho a sensação de encontrar um, mas, são apenas penas.  Outros eu já encontrei. Ao final, Simon encontrou o reino dele. Eu estou construindo o meu e ei de encontrar todos os meus pássaros reunidos.

IMG_1894

~~//~~

Pergunta do dia: Você deseja sair para alguma grande aventura?

Campanha por um blog sem erros!

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Fora de foco | My Blueberry Posts
  2. Bruna Nogueira
    out 05, 2013 @ 15:29:03

    O livro mais belo que li este ano, e um dos mais belos e significativos que já li na vida. Um grande achado pessoal!!

    Responder

    • Anderson Cavalini
      out 06, 2013 @ 08:36:33

      Olá Bruna! Realmente, é muito belo. Tenho um carinho muito especial por ele.
      Fico feliz por ter se tornado um grande achado para você. Isto é o que sempre procuramos não é?
      Que seja significativo =D

      Responder

Deixe um comentário

