Pequenos Livros: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O Grande Urso Esfomeado

Qual seu maior medo? Como enfrentá-lo?  Como o ratinho irá escapar do grande Urso esfomeado?

IMG_1781 capa

Desde sua primeira publicação, em 1984, “O Ratinho, O Morango Vermelho maduro e O Grande Urso Esfomeado”,  deve ter  causado inúmeras sensações em seus leitores. Medo, Compaixão, Receio, Ódio, entre outras…

Este picture book foi escrito pelo casal americano Don e Audrey Wood, autores premiados, que já produziram mais de 40 “livros infantis”. É muito difícil ter passado por esse “tipo” de livros, sem ter lido nenhum livro dos dois.

Os dois foram estudantes de Artes. Audrey começou a escrever livros após o nascimento de seu filho, Bruce, e Don começou  a ilustrar os livros de sua esposa no mesmo ano.  O filho do casal, hoje, também, é ilustrador e já trabalhou em mais de 20 livros.

Para conhecer mais sobre os autores , suas obras e, até mesmo, entrar em contato, podem acessar o site oficial aqui, o facebook aqui ou o twitter aqui .

É difícil pegar esse livro sem se deixar impressionar pelas ilustrações, principalmente pelo grande morango. Até mesmo consegue me tirar água na boca ao imaginar o quanto esse morango está maduro. Gosto da ilustração por me transmitir as sensações, volumes e  texturas presentes na história.

As letras do livro são grandes, porém, parecem-me pequenas diante da ilustração. Acredito que seja intencional.

No Brasil, este livro foi lançado pela brinque-book  com tradução de Gilda de Aquino (para saber mais da tradutora clique aqui ).

IMG_1777

~~//~~

ATENÇÃO: A partir daqui pode conter spoiler do livro

          A princípio este livro me chamou a atenção pelo modo como ele é contado. Parece que quem está falando com o ratinho somos nós, os leitores. Fiquei em dúvida… Será que não era o próprio ratinho falando com ele mesmo?  Afinal, ele morre de medo de um suposto urso que em momento nenhum aparece. O único momento que aparenta ser uma conversa de nós com ele é quando o ratinho oferece o morango como meio de impedir que o suposto urso esfomeado coma todo o seu morango.

Enfim, dúvidas a parte, fiquei pensando sobre as nossas fantasias e nossos medos que nos impedem de fazer um monte de coisa. Não seria como o enorme urso?

Só de não ter mostrado o urso na ilustração, o livro já levanta uma fantasia em todos que o leem. Como será este urso assustador? O que não aparece dá mais medo. Não dá para ver e conhecer o que causa o terror e isso paraliza. O não conhecer paraliza…

Alguns filmes de terror tendem a usar isso… Não mostrando o “Monstro”…Se mostrar perde a graça né? Nossas fantasias são muito mais assustadoras…

Quem nunca teve um medinho sequer do escuro quando criança? Lembro-me de acordar na madrugada com sede e acender todas as luzes da casa para poder descer a escada. Do que será que eu tinha medo? O meu urso era tão assustador assim? Não sei a resposta disso, mas sei que o meu lençol me protegia na volta para a cama. Além, claro, da minha super espada mágica….O pior é quando você descobre que seu grotesco urso assustador…é um ursinho de pelúcia haha, normalmente essa descoberta chega com uma frase: “Nossa! Era Só DISSO que eu tinha medo?”

IMG_1768 oi

Há inúmeras formar das pessoas lidarem com o medo. E, normalmente, todas elas se encaixam em duas: fuga ou modificação. Ou foge completamente, “esquecendo”,  apagando… ou, transforma a “coisa” em algo, numa fantasia…. O “não-conhecimento”, assim, é aliviado.

O ratinho enfrentou realmente o urso? Ou foi fantasiado que dividindo o pedaço do morango, o urso não aparecia?

Estou viajando muito? Mas, uma coisa é certa….o medo se torna mais tolerável quando ele é dividido com alguém….

IMG_1783

~~//~~

          E a pergunta do dia é: Quem é o seu grande urso esfomeado?

Deixe um comentário

